Escrita Digital: Como escrever mais e melhor

Publicado originalmente no blog da Digital Lab. Para ler mais textos que escrevo sobre marketing de conteúdo, clique aqui!

Para muitas pessoas, escrever é um verdadeiro bloqueio. Elas desconhecem técnicas para escrita digital. Para outras, a possibilidade de escrever mais fluidamente e melhor representaria um ganho significativo na condução de seus negócios ou redes sociais. Até mesmo no mercado de comunicação e marketing, profissionais experientes em planejamento e estratégia, vez ou outra, se veem diante do desafio do cursor piscando no início da tela em branco.

No caso de empreendedores, profissionais liberais, pessoas que gerenciam pequenos negócios e que precisam atualizar os próprios canais digitais, produzir conteúdo pode significar pânico e paralisação.

Escrever bem não é fácil. Exige pesquisa, esforço, dedicação e TEMPO. Você pode chegar lá, sim. Mas, por ora, que tal focar-se em escrever melhor? Liberar o medo e ter o apoio de atalhos e técnicas para melhorar o conteúdo da sua marca?

Nesta postagem, vamos dar algumas dicas de como você pode escrever mais, melhor e com conteúdo interessante para canais de contato com o público e redes sociais.

Planeje e se organize

Antes de apertar a primeira tecla do computador, pare um minuto e pense: para quem você escreve?
Você precisa pensar no seu público-alvo; quem ele é?
O que ele consome?
De que maneira consome conteúdo?
Sobre quais assuntos gostaria de ler?
E, ainda, o que na sua marca/produto pode interessar ou resolver problemas concretos do seu público?

Em tempo: a elaboração de personas é uma forma importante para a construção bem clara do perfil do seu público e deve constar na mente de quem quer ter uma estratégia sólida. Se você ainda caminha em baby steps, pense, de início, de forma mais geral no seu público. Mas não esqueça de dedicar-se às personas no futuro, OK?

Para onde você vai escrever?

É um blog?
Em qual mídia o conteúdo será postado?
Avalie em qual lugar o conteúdo será publicado e nas características de desse canal. Assim, você poderá definir se fará textos curtos, mais longos, mais objetivos ou elaborados.

Essa dica nós nunca cansamos de publicar por aqui: programe-se.


Elabore a sua linha editorial e o seu calendário de postagens para cada canal. Assim, fica mais fácil se organizar e não postar qualquer coisa em qualquer lugar.
Faça seu conteúdo com antecedência. As chances de escrever algo melhor são mais altas quando se escreve com calma.

Antes de começar

Para textos mais longos, antes de começar, estruture as ideias. Liste tópicos de apoio, pense no que vai escrever em cada parágrafo e como essas temáticas podem se desenvolver.

PESQUISE: leia sobre o tema. Busque referências sólidas: na internet, em livros, em áreas correlatas. Cite essas referências. E NUNCA copie textos. É crime e, ainda, que pessoa tem credibilidade quando copia ideias?

Já na escrita, evite

Palavras repetidas
Estrangeirismos em excesso, use apenas as palavras já amplamente incorporadas ao vocabulário
Jargões
Palavras menos comuns no vocabulário
Gerundismo
Vícios de linguagem

De olho na ortografia

Você não precisa ser um catedrático em língua portuguesa. Deixe as regras para os especialistas. Mas você pode e deve evitar alguns erros. Afinal, um texto mal escrito causa uma péssima impressão.
Não hesite em buscar a grafia correta das palavras no Google.
Normalmente quem escreve comete sempre os mesmos erros e têm dúvidas nas mesmas palavras e expressões. Busque na internet a forma correta e crie um banco com essas informações para que tenha à mão sempre que uma dúvida surgir.

Pensa que acabou? Revise!

Revise depois de ter finalizado o texto. O cérebro usa partes diferentes para escrever e revisar. Por isso, não faça as duas coisas juntas.
De preferência, no dia seguinte ou em outro momento, já um pouco menos tomado pela energia do texto.
Uma dica boa é escrever em um lugar e revisar em outro. Assim, o cérebro consegue focar-se mais no processo, já que o padrão de percepção muda em diferentes ambientes, nos levando a ter outras impressões.
Observe se aquilo que você escreveu tem clareza e coerência.
Cheque a ortografia.
Corte advérbios e adjetivos em excesso.
Aproveite para checar se não pode diminuir frases mais longas em duas ideias. Isso facilita a leitura.
Para textos mais longos destinados a blogs, e-books e outros conteúdos com espaço para maior desenvolvimento, tente retirar do texto pelo menos 10% do que escreveu.
Ainda está inseguro com o texto? Peça para alguém ler e sugerir mudanças ou ajustes.

Dicas!

Segure o textão no caso de redes sociais. Claro que, em certos casos, se faz necessária uma maior elaboração. Não há regras engessadas, há boas práticas para cada rede. Na dúvida, pesquise e observe como as pessoas costumam produzir para aquele determinado canal.
Busque informações sobre copywriting para tornar seus textos mais focados em atingir objetivos de conversão e venda ou, simplesmente, conquistar seu público.
Não desista, não desista, não desista, não desista!