Deixe o medo de lado e crie seu Instagram: Planejamento

Publicado originalmente no blog da Digital Lab. Para ler mais textos que escrevo sobre marketing de conteúdo, clique aqui!

Muitos autônomos, profissionais liberais e até empreendedores identificam no Instagram uma possibilidade de divulgação e incremento para os negócios.

Porém, não saber por onde, como começar e o custo de um serviço especializado de gestão do Instagram levam o empreendedor a deixar o projeto de lado.

Esse dilema também acontece com quem têm um sonho e vê no Instagram um meio para a realização pessoal ou profissional. Afinal, atualmente, é possível ganhar dinheiro sendo um influenciador e fazer disso uma profissão.

Hoje, você, empreendedor ou wannabe instagrammer, vai começar a implementar o seu Instagram.

Claro que você pode simplesmente criar um perfil e entregar para seja lá o que Deus quiser.

Mas com essas dicas iniciais de planejamento, você terá atalhos para uma jornada mais confiante. Confira!

Levantando o moral!

– É muito comum ter receio de estar fazendo errado, se posicionando de maneira inadequada e “passando vergonha”. Tenha em mente uma coisa, você precisa começar. Ninguém se aprimora sem começar. Use o bom senso e a coragem!

– É melhor feito do que perfeito. Comece. O que você tem a perder? Comece devagarzinho e vá ganhando autoconfiança.

– Olhe ao seu redor, observe o que os outros fazem, e como fazem. Não é copiar ou plagiar alguém, é observar como as coisas funcionam. Pesquise, você vai precisar ser um pouco autodidata. Acredite, vai valer a pena.

De olho nos objetivos

– Você precisa avaliar qual o seu objetivo comercial e o seu objetivo digital. Escreva esse ou esses objetivos. É preciso saber para onde você vai.

Olha a concorrênciaaaaa!

– Procure pelos concorrentes, veja quem do seu mercado ou nicho de interesse atua no Instagram e como se posiciona.

– Liste as empresas, marcas e pessoas que admira, que o inspiram e têm ações com resultados que você gostaria de um dia alcançar.

Use suas vantagens e fique de olho nas fragilidades

– Mapeie quais as oportunidades e dificuldades do mercado.

– Analise quais são os seus pontos fracos, fortes e seus diferenciais. Direcione sua estratégia com base nesses aspectos.

Quem é seu público-alvo? Que conteúdo ele quer ler?

– Quem é seu público? Defina para quem você pretende comunicar. Anote as características do seu público-alvo.

– Pense sobre o que o seu público-alvo gostaria de ler. Elabore uma lista de temas para atingir a esse público.

Na próxima postagem, vamos falar sobre como você pode estruturar a sua produção de conteúdo para deixar o medo de lado e realizar as suas primeiras postagens no Instagram.