Nota do blog: Esta matéria foi produzida e publicada em 2015. Todos os preços e sugestões podem ter sofrido alterações. É importante checar se o estabelecimento/local ainda está em funcionamento ou se teve as portas fechadas.

Para alguns, o Parque Lage faz parte da memória afetiva e visitá-lo é reviver lembranças e criar mais recordações. Para quem nunca foi, conhecer o parque é uma oportunidade de momentos agradáveis e um passeio encantador.
Tomar um café da manhã em meio a uma arquitetura de deixar a vida mais feliz e fazer um piquenique com amigos e crianças são duas dicas infalíveis para aquele sábado ou domingo de manhã ensolarada.
Café da Manhã
No pátio do palacete, que também abriga uma piscina no centro (não, você não pode se banhar), há o Bistrô Plage. No cardápio, opções para café da manhã, sanduíches e outras sugestões.
Claro, você paga pela experiência. Mas não é nada extorsivo e algumas opções de café da manhã servem bem duas pessoas “não-ogras” (cerca de R$ 60 o café para dois, dependendo do que for escolhido).
Particularmente, não tive uma má experiência na casa quando lá estive. Fui bem atendida. O café para dois tinha algumas coisas que poderiam ser melhoradas, e já ouvi relatos de pessoas que foram mal atendidas. Digamos que atração não é a comida, em si, a atração é estar sentado ao redor da piscina, naquele lugar lindo, fazendo uma refeição.
O local tem fila de espera, então, ou chegue cedo ou vá disposto a esperar, com a barriga já forradinha. Nas vezes que fui, não esperei meia hora sequer. Mas, em época de verão, feriados ou férias, a coisa pode ser diferente.

Há dois inconvenientes:
– Sabendo o que vai esperar, você pode ir consciente e não ficar de mau humor. O local é aberto, logo, no Rio, se não for um dia ameno, vai estar calor. Se for no verão, vai estar calor (de surtar, morrer, matar) à beça. Vá de roupas leves!
– O Plage fica no meio de um grande jardim e há abelhas que tentarão (e vão conseguir) pousar em você e na sua comida. Se o local fosse fechado, perderia todo o encanto, então, pense nisso e tome cuidado com as picadas. Esteja pronto a usar uma colher para tirar as abelhas do seu iogurte, pois o lugar é delas, você que está lá! Lide com isso ou não vá.
Piquenique
Por todo o gramado, entre as árvores, é possível estender sua canga ou toalhas para começar o piquenique. Mas, se você quer mais estrutura, e dependendo do número de pessoas que convidou, atrás do casarão há um campo cimentado, o platô. Não é permitido levar cadeiras ou mesas.
O esquema é: quem chega mais cedo, consegue alocar-se onde quer. Então, chegue cedo.
Piquenique no Platô
Chegue por volta das 9h e garanta meu espaço no platô, que, ao longo do dia não costuma ficarsuperlotado.Por lá as crianças podem jogar bola, correr e brincar bastante.
Recanto dos Namorados e área do chafariz
Para locais mais disputados, próximo à gruta, no coreto e no Recanto dos Namorados, é necessário chegar ainda mais cedo. E ter um plano B de montagem, já que alguém pode ter chegado ainda mais cedo.
O Recanto dos Namorados é o espaço mais fofo e com cara de piquenique. Aliás, é uma área construída recuada, com bancos contínuos de cimento, perfeito para esse tipo de atividade. É ideal para festinhas de crianças.
Ao redor do chafariz há um gramado bacanudo, mas você só pode se instalar em duas áreas laterais sem grama e com banquinhos de ferro. No mais, é só passear ao redor e esperar lindos arco-íris : )

Banheiros
Os banheiros são ótimos e fazem parte da estrutura do parque. De qualquer ponto, você não caminhará nem três minutos até eles.
Animais silvestres
Os macaquinhos estão acostumados com gente e chegam perto. A organização do parque orienta a não alimentá-los, pois faz mal à saúde deles.
Leve as crianças até as árvores para ver e interagir com os macaquinhos. Mas não as deixe sem supervisão. Os macaquinhos podem ficar nervosos e distribuir uma mordidinha aqui outra ali! São animais, aliás, lembre-se.

Cuidado com o descarte de lixo: macacos gulosos
Depois de juntar o seu lixo, tome cuidado com o descarte. Os macacos maiores do parque são capazes de abrir as lixeiras, pegar os sacos e, em busca de comida, jogar de cima da árvore tudo o que você guardou, sujando, inevitavelmente, o parque : (
Leve o lixo para lixeiras mais próximas ao casarão. Como o movimento é mais intenso, eles não costumam descer muito para abrir as lixeiras.
Os macacos maiores costumam chegar ao fim da tarde. Tome cuidado com suas bolsas e outras tralhas. Assim como pegam os sacos de lixo, eles têm força suficiente para pegar a sua bolsa e levar para cima da árvore. E jogar tudo lá de cima. É sério!
Para as crianças
Além de toooodo espaço entre árvores, há um parquinho para as crianças e, ainda, um aquário dentro de uma gruta. Não deixe de levar as crianças até o aquário. Ora bolas, não deixe de levar você até lá. Vale o encantamento.
DICAS OPERACIONAIS INDISPENSÁVEIS:
– Leve repelente.
– Chegue cedo para as duas atividades.
– Não pendure objetos nas árvores.
– Não é permitida a utilização de balões de plástico e borracha, pois interferem no ecossistema.
– LEVE sacos de lixo e cuide para que todos os utilizem, evitando, assim, sujar o parque.
– A administração recomenda um limite de 30 pessoas para piqueniques no parque.
Confira mais orientações e regras da administração do parque aqui.
COMO CHEGAR
O metrô possui uma integração que deixa praticamente na porta. Basta descer na estação Botafogo e pegar o metrô de superfície (ô nome bonito, #sqn) em direção à Gávea e descer na Estação Maria Angélica. Não tem erro!
Linhas de ônibus convencionais também passam na porta. Na hora de ir embora, você pode, novamente, pegar o metrô de superfície, em um ponto em direção ao Hospital da Lagoa (sentido contrário ao trânsito de carros), onde há um ponto da integração do metrô.
Aos finais de semana, os táxis são disputados. Peça o serviço por aplicativo.
Se for de carro, há estacionamento pago. Mas há poucas vagas.
Mais sobre o Parque Lage aqui.
Você precisa fazer login para comentar.